SETI@Home: units |
A solução para isso é implementar o registro faltante. Leonard sugeriu este circuito a tempos atrás:
Então, foi criada uma pequena placa por Fabio Belavenutto e FRS com este circuito, para ser encaixado dentro do Turbo-R, fazendo uma adaptação limpa e bonita.
As regras de sempre! Eu não me responsabilizo por qualquer dano que você possa provocar em seu Turbo-R. Seguindo estritamente o publicado neste artigo, é garantido que funciona, já foi testado a exaustão. Este artigo se aplica ao FS-A1ST. O que é necessário então para instalar 1MB?
Não importa se seu Turbo-R já foi expandido para 512KB. Este artigo já considera as duas possibilidades. Inicialmente removas as DRAM IC30, IC32 se ainda está com 256KB e também IC31 e IC33 se está com 512KB. Muito cuidado com esta parte. A placa é um pouco frágil. Aqui utilizei uma estação de retrabalho de SMD para remover as memórias. No sugador de solda também dá pra fazer, mas tenha absolta certeza que os pinos estão todos soltos, pois se ficar preso, pode estragar a metalização ao retirar o CI. Se não estiver seguro para fazer isso com o sugador de solda, uma opção é cortar todos os terminais rente ao corpo epóxi das memórias e remover os pinos um a um com uma pinça e ferro de solda.
Solde os soquetes de 20 pinos nas posições IC30 e IC32 e instale as novas memórias. Atenção a posição das memórias!
Limpe os furos de IC19 (banco de ROM) e instale o soquete de 32 pinos.
Verifique se existe um resistor de 22R instalado em J2. Se não houver, instale. Verifique também se existe este resistor de 1K em CN16, se não houver, instale.
Se o Turbo-R já foi expandido para 512KB, então deve existir um resistor de 10K (ou 1K) em R41. Se existir resistor instalado nesta posição, remova.
Vá para a face inferior da placa e procure os resistores R225 e R229. Ficam logo acima da letra M onde está escrito "MADE IN JAPAN". Se existir R225 (10K) remova. Em R229 instale o resistor de 0R ou um pequeno pedaço de wire-wrap. Neste local estará um resistor de 100R se o FS-A1ST já estava expandido para 512KB, neste caso remova e substitua pelo resistor de 0R ou jumper.
Localize R209, fica logo acima do diodo D22. Remova este resistor e gire-o em 90 graus. Solde-o no pad direito, conforme a foto. Solde um fio na outra extremidade do resistor e conecte ao pad indicado pela seta vermelha (A14 do S1990).
Interligue os pinos 5 dos dois soquetes instalados em IC30 e IC32, pela face inferior. Passe o fio pelo furo indicado. Caso o furo esteja entupido de solda, limpe-o com o sugador de solda.
Volte para a face superior. Ligue este fio que veio do pino 5 das DRAM no pino 33 do R800. Também corte (cuidadosamente) a trilha do pino 18 do R800 para isolar o pino.
Ligue o pino 18 do R800 ao pino 22 do S1990.
Faça uma checagem de todos os pontos já abordados, confira as soldas, se não ficou restos de solda para possíveis curto-circuito, e se estiver tudo ok, monte a placa provisoriamente no gabinete (não precisa de teclado, drive, etc), ligue e você deverá ter a tela com a mensagem de 1MB.
Agora vamos instalar a placa mini-mapper no soquete que instalamos em IC19. Já coloque o rabicho de 3 pinos na placa mini-mapper.
E leve estes fios até o T9769C, passe os fios por debaixo do capacitor C70. Isso garante uma boa ancoragem dos fios. Se os fios forem mais finos do que os que usei, pode usar um pouco de cola quente para fixar os fios embaixo do capacitor.
Interligue os pinos /RD, /WR e /IORQ da placa mini-mapper no grupo de pontos localizados próximos ao T9769C, guie-se pela figura abaixo.
Confira novamente se está tudo encaixado na posição correta. Monte e teste novamente, o Turbo-R FS-A1ST deverá ligar e exibir a mensagem de 1MB. Visão geral das modificação aplicadas:
Testando a nova mapper Para saber se a mapper está funcionando ok, inicialmente vá ao BASIC e digite: ?HEX$(INP(&HFE)) O resultado deve ser &HCx onde x indica a pagina selecionada da mapper. No meu caso o resultado foi &HC1. Feito este teste, agora faça os testes com os programas deste pacote: memory_test.zip Inicialmente execute o TestRAM. Estando tudo ok nele, passe para o UMPIRE. Ele testa apenas os 64KB iniciais, mas faz um teste bem profundo. Aguarde uns dois loops do programa, estando tudo ok, passe para o terceiro teste. O TESTMAP. O TESTMAP não pode ser executado em modo R800 DRAM. Antes de carregar o programa, digite primeiro CPU 1 e execute o teste. Estando ok, volte para o DOS e digite CPU 0 e repita o teste. Passando em todos estes testes, podemos concluir que a mapper está perfeita.
Créditos
- Leonard. Esquema da mini-mapper.
© 2017 by MSXPró
|