Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

>> Mouse TPX, fazendo um retrofit

Por: Luciano Sturaro

.

Back
   Eu acho que todo usuário de MSX deve se lembrar da propaganda do mouse TPX (Tropic Informática) nas paginas da revistas MSX Micro e Micro Sistema, com as orelhinhas e tudo.

   O fato é que tenho um mouse desses e a muitos anos atrás ele estragou. Como de componente eletrônico ele só tem um microcontrolador D8748, um cristal e outras coisinhas. E adivinha o que estragou? Claro, o D8748 pois a Lei de Murphy é implacável. Dai esse mouse ficou jogado em uma caixa e eu simplesmente esqueci que ele existia.

   Nisso vieram os adaptadores para mouse serial, depois os para PS/2 e o problema mouse no MSX foi resolvido. Inclusive eu tenho um outro mouse pra MSX que comprei a muito tempo também, um Elecom EGG Mouse. Mas isso é outra história.

   Mas por aquelas coincidências do destino e um pequeno "desastre" que aconteceu lá em casa (reformas, goteiras e um guarda-roupas que literalmente desmanchou... porcaria de aglomerado) eu achei o TPX enfiado dentro de uma caixa que estava em cima do guarda-roupas. Ai com o "ratinho" nas mãos me veio uma daquelas idéias pra lá de insanas... porque não enfiar um mouse ótico PS/2 inteiro e mais o adaptador dentro do TPX, fazendo um retrofit?

  Bom... vamos relembrar como era o Mouse TPX por dentro? Fotos gentilmente "chupinhadas" do tabajara labs.

  Olha só o chipão de 40 pinos que vai de um lado do outro da caixa... foi esse ai que queimou no meu.

 

   Os mais velhinhos devem lembrar dos mouses (eu sei que o plural é mice... mas... fo#@-5&) de bolinha que enroscava pacas, por causa da sujeita coletada pela bolinha e era depositada no eixo fazendo uma verdadeira meleca, mas a TPX fez algo muuuuito pior: Rodinhas!

 

   O pior de tudo... até que isso funcionava razoavelmente bem DESDE que usado um mouse pad de tecido, esquece esses de plásticos liso de hoje. O encoder deles era um show a parte:

 

  Olha só os disquinhos de cerâmica grafitada que fazem o sensor de quadratura e os "cabelinhos" de contato! Insano não é? E tem coisa mais insana ainda. Olha só o tamanho do rolamento que havia nos eixos.

 

   Esse rolamento ai é minúsculo, tem 4,7 x 1,4mm. Coisa de maluco não é? Eu tiro o chapéu para TPX por essa "obra de arte". Pois eu acredito que eles fizeram um mouse com o que eles tinham a mão, basta lembrar-se que isso ai tudo foi feito durante a reserva de mercado que fechou completamente a entrada de qualquer produto de informática para o brasil.

   Bom... agora vamos ao retrofit então. Olha essa foto abaixo... percebe algo de estranho? Exceto pelo pequeno brilho de um led vermelho que aparece no vão dos botões, parece tudo original.

 

   Vamos olhar por baixo então. Ué... cadê as rodinhas? O que aquela lente está fazendo ali? Ah.... antes que esqueça, esses pads de teflon não fui eu quem colocou, já vieram nele. O bizarro é que o do Tabajara não tinha, veja nas fotos no inicio desta página.

   Hmmm.. M-964... Será que eles querem dizer que foram feitos 964 mouses desses???

 

   Vamos ver por dentro então. Opa... de onde saiu essa tralha toda? Cadê as rodinhas? Cadê o D8748? E esse led ai?

   Veja que a nova placa já tem a camerazinha do mouse ótico (alias, todo o circuito do mouse PS/2 esta dentro do chip da camerazinha) e o PIC que faz a adaptação de PS/2 para o padrão MSX.

  

 

   Sim, agora temos um TPX ótico! Olha ai o prisma do mouse ótico colado ao fundo da caixa. As porquinhas de latão tive que colocar pra prender a placa, pois os postes plásticos originais estavam rachados. Alem de que apenas um parafuso não foi suficiente para prender bem a placa, dai acrescentei esse está que esta logo acima do logo MSXPró na placa.

   O buraco das rodinhas tapei com pedaços do plástico do próprio mouse, já que eu tive que remover o suporte dos encoders para liberar espaço para a placa. Dai derreti o plástico com o ferro de solda e fui enchendo o buraco e alisando, feito isso foi só limar com uma lima de acabamento fino e pronto.

 

   O lado de baixo da placa. Nada de outro mundo...

 

   Brincando com o Cheese, que foi o primeiro programa que eu vi a usar mouse no MSX.


 

   Este é o cartucho Cheese  que veio com o junto com o TPX quando o comprei.

 

   Eu tenho minhas dúvidas que alguém vá se aventurar a converter outro TPX para mouse ótico, mas se aparecer outro "falta peça" pra fazer a mesma coisa, segue abaixo os arquivos necessários. Se alguém se aventurar a fazer, me mande uma foto depois de feito o retrofit, que crio uma galeria aqui no final do artigo com as fotos.

 

   Layout da placa (normal e invertido, formato PDF)

   Lista de peças

   Arquivo para gravar no PIC16F628A

 

 

     Adicionado em 09/05/2014

    Já tinha visto um TPX NOVO, NA CAIXA? Fotos enviadas por Caravellas da Cal.

 

 


© 2013 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!