Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

. Cartucho SRAM (Pseudo ROM)

Projeto por: Luciano Sturaro

.

Back
   Muitos já devem ter pensado em gravar roms em eproms para ter um mega assembler, ou um editor de textos ou um joguinho mesmo. Mas depara-se em dois problemas, eproms virgens e o gravador de eprom propriamente dito. Pensando nisso resolvi encontrar uma solução intermediaria, então porque não usar memórias SRAM? Além de que, teremos uma espécie de cartucho "RW" que você poderá apagar e gravar a vontade.

   Hoje é possível encontrar memórias SRAM, em sucatas de 386, 486, de 32Kb as pencas, e tudo isso, geralmente vai pro lixo, sem ninguém dar a menor importância. Bem, o que vamos precisar são de duas memórias dessas, dois TTL's, seis resistores, dois diodos, uma bateria de nickel-cádmio, e uma chave de dois pólos. Para montar, eu aproveitei um cartucho velho, colei os chips com superbonder em cima da placa e usei fio "wire-up" pra fazer as ligações, não fica uma montagem muito bonita, mas fica firme e funciona.

   O software para upload, você pode pegar esse beta aqui, desenvolvido por Adriano Cunha. Esta versão faz upload de arquivos .ROM de 16 e 32Kb.

   Veja abaixo como ficou o meu cartucho:

sram64pci

   Bem o esquema é esse aqui: (update em 20/11/2001)

SRAM 64Kb

   Essa é uma cópia em baixa resolução, para que não fique demorada a carga da página, pra uso, clique sobre a imagem e faça o download da versão em alta resolução ou clique aqui.



© 2001 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!