SETI@Home: units |
- Duas ferramentas iguais as da
foto (dois pedaços de serra "starret"), pode ser outro
material, desde que igualmente fino. Antes de tudo, o velho lembrete: Eu não sou responsável por eventuais danos que você possa causar em seu cartucho ou MSX. Faça tudo por sua conta e risco. Este tutorial tem apenas o objetivo de fornecer as informações necessárias para o procedimento. E mais, este tutorial é minha autoria, tanto como as fotos, ficando proibida a sua reprodução em outra página, sua venda, ou sua inclusão em qualquer tipo de mídia sem a minha expressa autorização. Bem, agora vamos ao que interessa. Não estranhe que a partir de um certo ponto o cartucho que vai aparecer não tem mais a etiqueta (não.. eu não arranquei a etiqueta do meu precioso Nemesis 2...) este cartucho Nemesis 2, foi meu primeiro cartucho SCC, e este eu abri sem nem ter a menor idéia de como eram as travas. Resultado: Quebrei 4 das 6 travas do cartucho, em resumo eu tive que colar o cartucho para não ficar abrindo, e agora ele só vai abrir na base da porrada. Então é conveniente conhecer o cartucho e onde serão os ponto de ataque:
Iremos atacar as travas na seqüência dos números acima. As ferramentas necessárias para o trabalho serão estas abaixo.
Olhando o cartucho pela parte debaixo, veja que ao lado da extremidades do conector existem no plástico, duas pequenas aberturas, estas são as travas 1 e 2.
Encaixe as duas laminas conforme a foto abaixo, empurre a lamina devagar, ela deve entrar no vão do cartucho cerca de 2 ou 3mm, não force muito se não as travas vão quebrar. Conforme for empurrando a lamina, vá forçando ela no sentido das costas do cartucho. É bem provável que você ouça um click quando a tava se soltar.
Assim que você perceber que a abertura entre a caixa do cartucho e o conector aumentar, coloque a moeda (talvez duas moedas facilite mais) para manter o cartucho aberto.
Agora vamos para a trava No. 3, encaixe uma das laminas no pequeno corte existente, vá empurrando devagar por cerca de 2 ou 3 milímetros, enquanto força a lamina para a face traseira do cartucho. Novamente, não force muito se não as travas vão quebrar. Se perceber que o cartucho tende a querer fechar, mesmo com a moeda encaixada, encaixe uma segunda moeda, sobre a primeira, para aumentar a espessura.
Agora vamos para a trava 4 encaixe a lamina do mesmo jeito que no passo anterior. Assim que sentir que a trava desencaixar, force a abertura do cartucho com a ponta dos dedos, ali pela abertura do conector. A moeda vai cair fora obviamente.
Veja um close da tava já desencaixada e veja onde a lamina aplica a força para desencaixar a trava.
Com esta abertura abaixo, já é possível remover a placa de dentro do cartucho, para quem apenas quer desligar a ROM, e não vai instalar chave para ligar e desligar a ROM, já chegou ao final da abertura, pode pular para o final, onde explico como desabilitar a ROM.
Agora se quiser instalar a chave é conveniente abrir o resto do cartucho. Observe que no fundo do cartucho tem duas travas restantes, as de No. 5 e 6, com uma ferramenta pontuda você pode destravar estes encaixes, neste ponto o cartucho vai abrir como se fosse um livro, a etiqueta frontal vai funcionar como se fosse uma dobradiça. Portanto faça com bastante paciência, para não rasgar a etiqueta.
No caso deste meu cartucho, como ele não tem a etiqueta, fica mais fácil de ver como é tudo por dentro. Esta minha placa já não tem mais a ROM original da Konami e sim uma Flash de 4Mbit da Atmel, e um conector para cartão MMC. Esta placa esta sendo usada para a montagem deste projeto aqui.
Veja as travas, estão intactas, como eu disse é possível abrir o cartucho sem fazer um estrago, como eu fiz com o meu Nemesis 2, me obrigando a colar o cartucho.
Desabilitar a ROM é moleza, olhe a imagem abaixo, basta cortar a trilha indicada e montar uma das duas opções abaixo.
Para simplesmente desabilitar a ROM, sem colocar chave, coloque um resistor de 4K7 ligando os pontos B e C. Para instalar uma chave solde um fio no ponto A e outro no ponto B, ligue estes dois fios em uma chave. Solde o resistor de 4K7 nos pontos B e C. Quando a chave estiver aberta, a ROM esta desabilitada, e quando estiver fechada a ROM esta habilitada e o jogo original do cartucho funcionara normalmente. Teste tudo antes de montar o cartucho, as travas não suportam muitas montagens e desmontagens sucessivas do cartucho. Preste bem atenção nos pontos de solda, confira tudo antes de ligar. Instale a chave no cartucho (será necessário cortar ou furar a caixa do cartucho). Confira tudo muito bem antes de fechar a caixa do cartucho. © 2006 by MSXPró
|