Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

>> Como abrir os cartuchos konami.

Por: Luciano Sturaro

.

Back
   Abrir os cartuchos da Konami não é difícil, depois que você efetivamente sabe onde estão as travas, e como destrava-las. Pra isso você vai precisar:

 - Duas ferramentas iguais as da foto (dois pedaços de serra "starret"), pode ser outro material, desde que igualmente fino. 
 - Uma moeda de 5 centavos (ou uma arruela, o qualquer outra coisa com espessura similar, 2mm)
 - Duas doses das grandes de paciência. :o)

  Antes de tudo, o velho lembrete: Eu não sou responsável por eventuais danos que você possa causar em seu cartucho ou MSX. Faça tudo por sua conta e risco. Este tutorial tem apenas o objetivo de fornecer as informações necessárias para o procedimento.

   E mais, este tutorial é minha autoria, tanto como as fotos, ficando proibida a sua reprodução em outra página, sua venda, ou sua inclusão em qualquer tipo de mídia sem a minha expressa autorização.

   Bem, agora vamos ao que interessa.

   Não estranhe que a partir de um certo ponto o cartucho que vai aparecer não tem mais a etiqueta (não.. eu não arranquei a etiqueta do meu precioso Nemesis 2...) este cartucho Nemesis 2, foi meu primeiro cartucho SCC, e este eu abri sem nem ter a menor idéia de como eram as travas. Resultado: Quebrei 4 das 6 travas do cartucho, em resumo eu tive que colar o cartucho para não ficar abrindo, e agora ele só vai abrir na base da porrada. 

   Então é conveniente conhecer o cartucho e onde serão os ponto de ataque:

1

   Iremos atacar as travas na seqüência dos números acima. As ferramentas necessárias para o trabalho serão estas abaixo.


2
Dois pedaços de serra "starret" euma moeda de 5 centavos.

   Olhando o cartucho pela parte debaixo, veja que ao lado da extremidades do conector existem no plástico, duas pequenas aberturas, estas são as travas 1 e 2.

3
Preste atenção no lado!

   Encaixe as duas laminas conforme a foto abaixo, empurre a lamina devagar, ela deve entrar no vão do cartucho cerca de 2 ou 3mm, não force muito se não as travas vão quebrar. Conforme for empurrando a lamina, vá forçando ela no sentido das costas do cartucho. É bem provável que você ouça um click quando a tava se soltar.

4
Faça com calma, sem afobamentos.

   Assim que você perceber que a abertura entre a caixa do cartucho e o conector aumentar, coloque a moeda (talvez duas moedas facilite mais) para manter o cartucho aberto.

5
Coloque a moeda na face onde estão os componentes, assim
ela vai encostar na ROM e não cai dentro do cartucho!

   Agora vamos para a trava No. 3, encaixe uma das laminas no pequeno corte existente, vá empurrando devagar por cerca de 2 ou 3 milímetros, enquanto força a lamina para a face traseira do cartucho. Novamente, não force muito se não as travas vão quebrar. Se perceber que o cartucho tende a querer fechar, mesmo com a moeda encaixada, encaixe uma segunda moeda, sobre a primeira, para aumentar a espessura.

6
Bastante cuidado!!!

   Agora vamos para a trava 4 encaixe a lamina do mesmo jeito que no passo anterior. Assim que sentir que a trava desencaixar, force a abertura do cartucho com a ponta dos dedos, ali pela abertura do conector. A moeda vai cair fora obviamente.

7
50% do caminho já andado!

   Veja um close da tava já desencaixada e veja onde a lamina aplica a força para desencaixar a trava.

8
Tá meio borrado, mas dá pra ver.

   Com esta abertura abaixo, já é possível remover a placa de dentro do cartucho, para quem apenas quer desligar a ROM, e não vai instalar chave para ligar e desligar a ROM, já chegou ao final da abertura, pode pular para o final, onde explico como desabilitar a ROM.

9
É só levantar a placa, para sair dos postes de fixação
 e puxar pra fora.

   Agora se quiser instalar a chave é conveniente abrir o resto do cartucho. Observe que no fundo do cartucho tem duas travas restantes, as de No. 5 e 6, com uma ferramenta pontuda você pode destravar estes encaixes, neste ponto o cartucho vai abrir como se fosse um livro, a etiqueta frontal vai funcionar como se fosse uma dobradiça. Portanto faça com bastante paciência, para não rasgar a etiqueta.

10
Tá borrado mas dá pra ver a trava, esta é a No. 5

  No caso deste meu cartucho, como ele não tem a etiqueta, fica mais fácil de ver como é tudo por dentro. Esta minha placa já não tem mais a ROM original da Konami e sim uma Flash de 4Mbit da Atmel, e um conector para cartão MMC. Esta placa esta sendo usada para a montagem deste projeto aqui.

11
Não estranhe o conector para cartão MMC e a Flash da Atmel.

   Veja as travas, estão intactas, como eu disse é possível abrir o cartucho sem fazer um estrago, como eu fiz com o meu Nemesis 2, me obrigando a colar o cartucho.

12

   Desabilitando a ROM:

   Desabilitar a ROM é moleza, olhe a imagem abaixo, basta cortar a trilha indicada e montar uma das duas opções abaixo.

13
Corte a trilha que esta debaixo da linha vermelha e identifique
 os pontos A, B e C

   Para simplesmente desabilitar a ROM, sem colocar chave, coloque um resistor de 4K7 ligando os pontos B e C.

   Para instalar uma chave solde um fio no ponto A e outro no ponto B, ligue estes dois fios em uma chave. Solde o resistor de 4K7 nos pontos B e C. Quando a chave estiver aberta, a ROM esta desabilitada, e quando estiver fechada a ROM esta habilitada e o jogo original do cartucho funcionara normalmente.

   Teste tudo antes de montar o cartucho, as travas não suportam muitas montagens e desmontagens sucessivas do cartucho. Preste bem atenção nos pontos de solda, confira tudo antes de ligar.

   Instale a chave no cartucho (será necessário cortar ou furar a caixa do cartucho). Confira tudo muito bem antes de fechar a caixa do cartucho.

© 2006 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!