SETI@Home: units |
Voltemos para 2008, quando eu estava montando minha primeira Expert 3. Tive um "pequeno" problema com a montagem da placa expansora interna, pois no encaixe da placa expansora, por sei lá qual motivo acabei usando uma desgraça de uma simples barrinha de pinos ao inves de usar o conector correto e mais seguro, um IDC Box, igual aos que vem nas IDE onboard de PC. Por causa disso, consegui encaixar a placa expansora de slot com os pinos em posição errada (deslocado uma coluna a esquerda ou a direita... vai saber) e explodi minha Inteface IDE do Carchano. O estrago foi tão bonito que eu fiz essa foto na época:
Imagina a pressão que se formou ai dentro pra explodir o epoxy! Bom... errar uma vez é humano, duas vezes é burrice. Mesmo depois disso eu não troquei o conector na placa. E continuei a trabalhar na montagem do micro. Só que... eu acabei pegando a minha IDE Sunrise pra continuar os testes. Alguns minutos depois, repito o mesmo erro! Adivinha? Duas interfaces IDE queimadas e uma cara de bunda. Obvio que depois disso eu parei tudo e troquei o conector da placa por um box e acrescentei calços plásticos pra impedir o encaixe errado. A IDE do Carchano, mandei de volta pra ele e ele consertou. Já a Sunrise, começava uma novela que durou até Agosto de 2013. Por conta da ligação errada, queimou os CI's U1 (GAL16V8D), U2 (GAL16V8D) e U7 (74ALS573).
Ok... o 74ALS573 compra-se novo na Farnell. As GAL's virgens idem. Só que... e o JED pra gravar nas GAL's? Não tem. Então tentei contato com a Sunrise para comprar as duas GAL's programadas e por a IDE de volta a vida. Na primeira tentativa de contato não houve resposta. Tentei através de outro contato e quem me atendeu disse que não havia entendido o que eu queria. Insisti na pergunta e essa pessoa me disse pra contatar uma terceira que esta seria a responsável por montar a IDE Sunrise. Nova tentativa de contato e nada, sem resposta. Tentei novamente algumas semanas mais tarde por umas 2 vezes e nunca obtive resposta. Então concluímos que: A) O dinheiro de um brasileiro não vale nada para os holandeses. B) Uma IDE queimada é lixo e não vale apena tentar entender o que este idiota brasileiro quer fazer. C) O suporte pós venda da Sunrise é um LIXO. D) Perdeu playboy... compra uma nova. Com o mico na mão fiquei pensando... o que fazer? Como eu não gosto de levar desaforo pra casa, resolvi desmontar completamente a IDE, levantar seu esquema e... ver se alguém topava fazer uma engenharia reversa e recriar o conteúdo das GAL's. O esquema acabei por levantar no natal de 2008. Abaixo tem uma foto do rabisco original. (tem o esquema redesenhado e limpo pra download no final da página).
Bom... já que estava com a mão na massa, achei que o melhor jeito de conferir se não havia erros no esquema era copiando a placa e comparando o netlist do esquema com o da placa. De fato houveram alguns erros (não listados no rascunho acima) que só apareceram depois dessa comparação. Feita as correções, saiu o layout da IDE.
Com a documentação em mãos, começou a peregrinação de alguém para ajudar em recriar o conteúdo das GAL's. O fato é que desde 2009 fiz alguns contatos e promessas foram feitas do tipo "é facil", "me pede de novo daqui alguns dias" entre outras e nada. Mas não tem nada que dure para sempre e um belo dia de 2013 recebo um contato de uma pessoa, o Otacilio que me enviou o JED de algumas GAL's que ele havia reproduzido e já estão disponível para download aqui. Nisso contei a ele a história acima e perguntei se ele poderia tentar refazer as GAL's da IDE. Qual não foi a surpresa que alguns dias depois, recebo dele o dois arquivos! Ele havia testado na IDE + RS232C que ele tem e estava ok, faltava só testar na velha IDE. Mas ai havia um problema, por conta da mudança da oficina, eu não sabia onde estava a IDE desmontada. Isso foi em 28/08/2013. Passado Uns 3 meses, consigo tempo para procurar a interface. Gravo as duas GAL's, testo e... SUCESSO! FUNCIONOU!
Como já tinha desenhado a placa, aproveitei para fazer duas pequenas alterações no circuito. Acrescentei o capacitor C10 (470pF) no sinal IOR por conta de uma melhoria na detecção de dispositivos, e acrescentei o +5V no pino 20 do conector, para poder alimentar os adaptadores CF-IDE. O esquema modificado ficou assim: E pra finalizar precisava redesenhar a etiqueta da caixa do cartucho, pois a minha estava destruída. Não saiu igualzinha porque não consegui encontrar as fontes originais.
Diagrama
esquemático
© 2013 by MSXPró
|