SETI@Home: units |
![]() |
![]() |
Bem, em primeiro lugar este é o primeiro tutorial (receita de bolo) de MSX que eu escrevo. Portanto se houver alguma falha, sorry. O Kit 2.0 da DDX, já vem quase pronto para podermos utilizá-lo como 2.0+. O que teremos que fazer é: Trocar o VDP, trocar as ROM’s e montar um circuito que registra o status de RESET (acessado pela porta F4).
Em primeiro lugar vamos trocar o VDP, que é o que vai dar mais trabalho. Vamos ter que dessoldar o VDP. Para isso ficar mais fácil, coloca um pouco de fluxo de solda (eu gosto de usar fluxo de solda liquido, aqueles em pasta faz muita sugeira), e dar uma estanhada (colocar um pouquinho de solda) em todos os terminais do VDP antes de começar a utilizar o suga-solda. Antes de qualquer tentativa de remoção do VDP antigo, procure sempre verificar se todos os terminais estão livres. Somente remova o VDP após uma cuidadosa conferencia, pois as trilhas do Kit 2.0 DDX não são lá essas coisas, e para romper alguma trilha não custa nada. Para remover o VDP, após todos os terminais estarem livre, utilize uma pequena chave de fenda. De uma forçada de leve e vá soltando o VDP.
Uma vez o VDP fora da placa, vamos soldar um soquete para que fique mais fácil mexer no futuro. Eu usei um soquete que eu comprei em uma loja de manutenção de TV. O soquete não tem a mesma quantidade de pinos (é menor) que o VDP, então eu utilizei 2. Solda o primeiro, e corta o segundo para completar os pinos que faltaram.
Após soldar o soquete, vamos ligar alguns pinos no VDP. Com um fio bem fino, ligamos juntos os pinos: 4, 20 e 27. Após isto com outro fio bem fino o 21 e 58. Encaixamos o VDP no soquete. Pronto. A primeira parte esta Ok. É uma boa hora para re-colocar o Kit no MSX e liga-lo. Se tudo ocorreu bem o MSX vai dar boot, como MSX2 ainda. Tudo Ok. Vamos a segunda parte. Vamos montar o circuito como o diagrama. Este circuito serve para registrar o status do Reset. O MSX 2.0+ utiliza este circuito para saber se o Reset foi total (com limpeza e contagem de memória) ou parcial. Podemos utilizá-lo para ler e gravar um valor. Eu montei o circuito em uma placa padrão perfurada, por se tratar de uma montagem simples, e coloquei um conector de 20 pinos, igual ao do Kit 2.0, para ligar o circuito na placa do Kit 2.0. Nota-se: Sem o circuito o MSX 2.0+ não da Boot. Fica travado. Após montar o circuito, vamos ligá-lo no Kit 2.0 através do conector. O conector faz ficar mais simples se você precisar retirar o circuito, mas nada impede você pode soldar direto o circuito na placa do Kit. Fica meio feio, mas...
Depois de montar o circuito e liga-lo na placa do Kit 2.0, vamos a mais um teste. Ligamos o Kit no MSX e ligamos o MSX. Se tudo correu bem, o MSX deve ter dado boot normal. O circuito não faz nenhuma diferença no MSX 2.0. Vamos para a parte final. O mais fácil. Gravamos as novas ROM’s (ROM e SubRom) e trocamos as ROM’s do Kit 2.0. (faça o download das ROM's >>aqui<<) Voltamos o Kit para o MSX e... Pronto. Vai dar boot como MSX 2.0+.
Esta pronta à conversão. Gostaria somente do discurso padrão: CUIDADO COM QUALQUER ALTERAÇÃO NO SEU MSX. TODAS AS ALTERAÇÕES DEVEM SER CONFERIDAS E RE-CONFERIDAS ANTES DE LIGAR O MSX. TRABALHE SEMPRE COM O MSX DESLIGADO DA TOMADA. QUALQUER PROBLEMA DE CURTO, FOGO, EXPLOSÃO OU COISAS DO GÊNERO SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE. Qualquer coisa estou a disposição em r.sartorato at uol.com.br Abraços, Ricardo Sartorato © 2005 by MSXPró
|