Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardare -> projetos

>> HotBit "DDPlus"

Por: Luciano Sturaro

.

Back
   Em 2000, eu adquiri um HotBit branco, versão 1.1, o qual cismei de colocar um floppy interno nele. Na epoca até onde sei ninguém havia feito isto, fui o primeiro a faze-lo. Só que como o espaço dentro do HotBit não é algo abundante, a fonte original teve que ser substituida por uma fonte chaveada de PC. O mais incrivel, é que tudo cabe justinho dentro do gabinete, até parece que foi feito espenado-se este tipo de modificação.

   Em MSXJaú 2005, o Wilson me pediu para embutir o drive de 3 1/2 em seum HotBit preto. Prontamente disse que faria, e então, eis que nasceu mais um HotBit "DDPlus" :) Agradeço ao Carlos Eduardo por ter feito todas as fotos para mim, enquanto fazia a instalação.

   Aviso, esta pagina é bem pesada, devido ao grande numero de fotos com resolução de 520 x390 pixels, vai levar alguns minutos para carregar completamente. O tamanho total das fotos, é algo por volta de 2Mb. Seja paciente :)

   E como de praxe:

   Vamos lá, todo o texto sempre vai se referir a foto que esta abaixo dele. Aqui, a foto da vitima antes do inicio da modificação.

   Inicialmente é bom verificar se tudo o que você tem em mãos, vai caber dentro do gabinete, portanto recomendo testar antes de cortar e furar o seu hotbit. A fonte utilizada foi uma fonte AT comum, a única coisa a observar é se os capacitores eletrolíticos do primário (aqueles maiores) cabem no gabinete, o ideal é serem mais baixos possível. O radiador de calor da fonte também de preferência deve ser igual a estas, bem baixo e de aletas chapa de alumínio que possa ser dobrada.

 

   Como tudo cabe, vamos remover o trombolho da fonte original.

 

   Teste novamente se a fonte chaveada e o floppy cabem no espaço, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, já dizia a musica....

 

   Inicialmente corte a divisória plástica que separa o compartimento do drive, da placa digital, corte um espaço um tiquinho maior que a largura do drive, observe a foto acima para entender.

 

   Corte o outro lado bem rente a borda do gabinete, o melhor para este serviço é uma serra de encanado sem arco, você tem mais flexibilidade para os cortes, e pode dosar bem a força e "mão" na hora do corte.

 

   Cortado dos dois lados, com um alicate quebre a parte plastica excedente.

 

   O buracão por onde vai passar o drive, não deixe rebarbas, se sobrar alguma coisa, será necessário retirar com um lima ou uma lâmina cortante.

 

   O pino de fixação da placa da fonte deve ser removido, pois ele vai atrapalhar a coloção do drive, corte bem rente com a serra, este pino não será re-aproveitado.

 

   Pronto! Tudo limpo na parte de tras. Vamos para a parte externa, onde vai passar a frente do drive.

 

   Com o drive colocado no lugar, marque a largura do drive no plástico, corte um pouquinho menor, de forma que drive não encaixe.

 

   O drive deve ficar o mais colado possível da lateral da caixa, a que fica de frente pra você. Vai sobrar um pouquinho só do plástico ali, em forma de um V.

 

   Iniciando o corte, faça o mais reto possivel.

 

   Do outro lado, também corte com bastante cuidado, e lembre-se, o burado deve ficar um pouco mais estreito que o drive.

 

   Agora a parte chata, cortar o fundo. Com a ponta da serra, vá escavando o plastico, até sair do lado de fora, fazendo isso pelo lado de dentro, é claro.

 

   Assim que conseguir fazer a serra sair do lado de fora, coloque a serra conforme a foto abaixo, e corte com ela bem rente ao fundo do gabinete.

 

   O poste de fechamento do gabinete já pode ser cortado também, mas cuidado com ele, que o re-aproveitaremos para colocar em outro lugar, para poder fechar o gabinete depois do drive instalado.

 

   O local do drive já aberto, veja que o corte foi feito rente ao fundo do gabinete.

   Agora hora de encaixar o drive. Lembra que eu disse pra cortar um pouco menor? Agora com uma lima já ajustando o acabamento para que o drive encaixe perfeitamente, sem folgas.

 

   Encaixando a fonte, para ver se esta tudo na medida certa.

 

   Retire todos os fios excedentes, deixe somente um conector para o drive de disquete, +5V, +12V e -12V.

 

   Note que a parte de tras da placa da fonte de PC não vai encaixar, por causa de uma saliencia por onde sai a haste da chave de troca de canais do modulador do HotBit.

 

   A placa da fonte, deve ser recortada para encaixar neste local. Se houverem trilhas nesta lugar, devem ser refeitos com pedaços de fio. Nesta fonte que o Wilsom arrumou não tinha trilhas ali, o que foi possível cortar sem maiores problemas.

 

   Neste caso a chave liga/desliga do hotbit esbarrou naquele capacitor de poliéster marrom, ele teve que ser deitado ao máximo possível e os pinos da chave, dobrados, para caber no lugar.

 

   Ufa! Enfim tudo devidamente encaixado no lugar. Note que devido a altura disponível, as aletas do radiador dos diodos de saída, teve que ser dobrada.

 

   Ainda assim não coube, foi preciso retirar parte das aletas, pois elas esbarram no teclado, não permitindo o fechamento da tampa.

 

   Retire o teclado, e coloque longe da sujeira de pó de plastico.

 

   Corte o poste de fechamento da tampa, guarde o pino, pois iremos re-aproveitar.

 

   O poste deve ser cortado bem rente a tampa do teclado.

 

   Maravilha! Tudo fecha, mas SEM o teclado. Para coloca-lo será necessário mais uma modificação.

 

   Com o teclado fixado novamente, não fecha, sobra uma boa abertura.

 

   O drive precisa ser ajustado, ele tem uma borda no chassi, que passa logo abaixo do teclado, ela precisa ser desgastada para que o teclado entre um pouco dentro do drive. Ah.. e o drive terá que ficar sem a tampa.

 

   O que tem que ser feito no drive. Faça isso com cuidado para não entortar o chassi do drive. E tome o cuidado de tirar toda a limalha que vai cair dentro do drive, tome cuidado especial com as cabeças do drive.

 

   O teste final do encaixe do drive. A frente do drive, fica por baixo da tampa do gabinete.

 

   O poste de fixação do teclado, o que fica agora em cima do drive deve ser desgastado, para levantar um pouco o teclado. O chassi plastico do teclado tem um espaço de uns 3mm entre o gambinete, este espaço deve ser eliminado, o chassi do teclado deve encostar no gabinete, deste lado. Dos outros lados não será preciso mexer.

 

   O desgaste feito. Agora vamos fazer o teste de encaixe.

 

   Observe que o teclado encostou até o fundo da tampa, do lado direito da foto, compare a distancia da placa com o lado direito.

 

   Estes três diodos deverão ser passados para o lado de cima da placa, será necessário abrir um corte na borracha da membrana para acomodar os diodos, faça com um estilete bem afiado.

 

   Agora tudo fecha perfeitamente, mesmo com o teclado já instalado.

 

   Para marcar a furação do drive, coloque os parafusos nas roscas inferiores.

 

   Usando o próprio drive como gabarito, marque as posições dos furos. Use os quatro parafusos para fixar o drive.

 

   A marcação já feita, agora é só furar!

 

   Com uma broca de 5/32, faça o furo nos locais marcados. Recomendo conferir cuidadosamente antes de furar, para não haver erros.

 

   O drive já fixo no local.

 

   Agora corte o excesso dos fios, deixe o comprimento suficiente para ligar as coisa nos devidos lugares.

 

   A entrada A/C da fonte de PC já ligada na tomada traseira do hotbit. Os fios azuis são da chave 127/220V. Ela será instalada na traseira do hotbit.

 

   Desmonte o conector de força original do hotbit e solte os fios da fonte de PC nele. Preste atenção pra não ligar nenhuma tensão no lugar errado.

 

   Agora vamos para a chave 127/220V. Ela será acomodada no pequeno espaço existente entre a tomada e a borracha de passagem do cabo de força do hotbit.

 

   A chave já instalada no local. A aleta de fixação inferior da chave deve ser cortada, para dar a altura necessária. A chave é colada no gabinete com super-bonder.

 

   As ferramentas que estão sendo utilizadas para esta instalação, como pode se ver, nada muito sofisticado, coisas que todos tem em casa. Maquina de furar, lima triangulo, serra de encanador, lima chata, chave de fenda, super-bonder, durepoxy, e alicate.

 

   Lembra daquele pino que tiramos da parte debaixo do gabinete? Hora de coloca-lo no novo local. Corte  um pedaço da placa de alumínio que fica no fundo do gabinete, faça um furo que dê para passar a cabeça do parafuso que fecha o hotbit, e cole o poste de fechamento, com durepoxy. A secagem deve ser deixada de um dia para o outro antes de mexer. Ah... o furo deve ser feito o mais rente possível da borda do gabinete.

 

   O poste que ficava na tampa superior, sua lateral deve ser limada, para que ele caiba no espaço que exite entre borda da tampa e o chassi do teclado. Cole-o na mesma posição do poste inferior. O jeito correto de marcar a posição é fechar o gabinete, e com um objeto pontiagudo, através do furo do poste inferior, marcar a tampa do gabinete.

 

   Conferindo o alinhamento dos postes.

 

   Como o poste superior foi fixado, observe que ele fica com o lado que foi desgastado rente ao chassi do teclado.

 

   Esta parte da modificação é para quem tem coragem. O antigo fio do inibit da fonte, foi utilizado para levar o sinal do led de uso do drive para o teclado. É necessário efetuar um corte na placa digital, pena que não fizemos fotos dessa parte.

 

   No caso do micro do Wilson optei por não virar o solto lateral para dentro e sim fazer uma extensão do mesmo. Claro que o slot lateral não podera ser usado. Soldei um pedaço de flat na interface de drive, que será ligado ao slot lateral por baixo da placa.

 

   Usei cabos separados para cada lado do conector, facilita um pouco na hora de instalar. Preste atenção para não ligar fios nos pinos errados.

 

   A interface já soldada no slot lateral. Eu dei uma bobeira e deixei o cabo um pouco curto, o que dificultou a o posicionamento da interface.

 

   Tudo já posicionado dentro do gabinete, pronto para fechar e testar.

 

   O drive com a frente pintada de preto. Até parece que esse drive era do hotbit originalmente.

 

   Aquele led verde que esta o meio, é o led de acesso do drive, ele foi instalado ali para que não tenha que ficar olhando ao lado do hotbit se o drive esta em uso.

 

   Abaixo algumas fotos do meu HotBit branco, o qual do o primeiro a receber esta modificação, em 2000. As fotos estão bem ruins, pois eram fotos em papel que foram escaneadas e algumas são até mesmo fotos de uma webcam.

 

© 2007 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!