Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

>> Gravador de EPROM GMX-2

Luciano Sturaro

.

Back
   Em junho de  2014, consegui emprestado do Ricardo de Souza um gravador de eprom GMX-2 fabricado pela Blump Robótica, com a finalidade de documentar essa peça rara! O GMX-2 é mais um hardware de MSX baseado na PPI 8255. É um gravador de EPROM bastante limitado, mas não deixa de ser interessante, principalmente porque ele já tem um conector pra fazer dump de cartuchos simples (não lê megarom).

 

   O mais complicado foi desmontar esse bicho sem arrebentar um fio sequer. Veja como é a "macarronada" por dentro:

 

   Curiosamente na placa  e no software diz GMX-1, mas no manual e etiqueta da caixa diz GMX-2. Logo deve ter feito um upgrade, e por isso essa bagunça de fios e componentes dependurados... Imagino o trabalhão que dava pra montar isso tudo!


 

   Uma fofura né? Mas... o que interessa é levantar o esquemático e fazer um dump da ROM.

   Esse ai é o rascunho do esquema. Não se guie por ele que há alguns erros que foram corrigidos no esquema definitivo. Você pode fazer o download do esquema em PDF no final da página.

   A eprom como não havia linhas de dados e/ou endereços trocadas, e por ser de apenas 4KB foi possível fazer o DUMP diretamente pelo slot do MSX mesmo, sem a necessidade de estressar a placa com a des-solda da EPROM. Esta é uma tela do software sendo executado no OpenMSX.

   Algumas curiosidades e limitações do GMX2: O software não tem a opção de salvar o DUMP em disco, devendo ser feito pelo BASIC utilizando BSAVE "NOME_ARQUIVO.BIN", &H9000, &HCFFF.

   E para carregar um arquivo do disco para gravar em uma eprom, deve ser usado BLOAD "NOME_ARQUIVO.BIN"

   O GMX-2 não consegue manipular mais do que 16KB de cada vez, devido a limitação de memória no MSX BASIC, logo em uma eprom 27256 você deve ler separadamente a metade superior e metade inferior usando a chave UP/DN e saindo do programa e salvando cada bloco separadamente.

 

   Downloads

© 2016 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!