Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

>> Retrofit em um Floppy Drive Leopard

Por: Luciano Sturaro

.

Back
   A algum tempo atrás consegui um floppy disk Leopard, aquele grandão half height. Mas como já era de se esperar, o drive estava bichado. E mesmo que estivesse funcionando, não teria muita utilidade, pois é um drive de face simples, comportando apenas 360KB.

   De posse do drive, pensei... porque não dar um jeitinho de trocar o mecanismo inteiro por um de PC e aproveitar somente a mascara plástica e o botão ejetor? E... assim o fiz! Abaixo algumas fotos do serviço já feito.

   Não deu pra fazer fotos do passo a passo, pois fui fazendo conforme as idéias e os problemas iam aparecendo.

   Bom... inicialmente escolhi o floppy de PC a utilizar, inicialmente pensei em usar esse Alps, mas desisti pois ia ficar complicado adaptar o botão ejetor nele, o melhor foi um drive Mitsumi que se mostrou mais fácil.

 

   Esse é o jeitão do Leopard, com a mecânica original.

 

 

   Para deixar o floppy de PC na altura correta, usei estes postes de latão que são usados em gabinetes de PC. Estes ai por sorte tem a mesma rosca (M3) usada no drive. Foi necessário ainda colocar uma arruela para deixar na altura correta.

 

 

   A mascara foi presa conforme na maquina original. Para isso marquei a furação no chassi do drive, furei e soldei duas pequenas porcas do lado oposto do chassi. Foi necessário também calços para colocar a mascara na altura correta. Utilizei para isso dois pequenos pedaços de placa de circuito impresso.

   Pode ser ver também em detalhe as arruelas que estão nos postes de latão.

 

 

   O led de acesso, encaixei um led de 3mm no visor de acrílico original do drive, e usei fio wire-wrap preto colado por trás da mascara do drive, levando até a placa de circuito impresso do drive.

 

 

   O botão ejetor foi um caso a parte. Precisei fazer uma peça de lata e solda-la a mesa do drive. Não foi nem um pouco fácil soldar essa peça na mesa do drive,  pois não poderia aplicar muito calor, para não danificar as peças plásticas, e nem queria desmontar o drive para retirar a mesa, com medo de desalinhar o drive.

   Talvez a melhor solução fosse colar com Araldite 24 horas, mas eu como sou exagerado, soldei mesmo.

   Também foi necessário cortar o comprimento do knob do ejetor, pois era muito grande e não há espaço no drive de PC para recuar o encaixe do knob.

 

 

   Foi necessário modificar a furação do gabinete, pois não bate com a furação do mecanismo original. Fiz da mesa foram que eram os originais. Do lado direito, furo, e do lado esquerdo, rasgos de ajuste, o qual foi feito com uma pequena lima redonda.

 

 

   O drive já montado no gabiente e com um disco apenas inserido na abertura.

 

 

   E com o disco inserido e pronto para leitura.

 

   Espero que tenham gostado deste novo retrofit.

© 2015 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!