Brasil

SETI@Home: units

  Seti@Home

 
.
Mail

.


você esta em: / hardware -> projetos

>> Harukaze - Fast RS232

Por: Luciano Sturaro

.

Back
   Edit em 28/Outubro/2012 - O arquivo da placa que estava nos linsk para download eram da Revisão A, que tem um erro no conector DB9 (estava invertido). Arquivos trocados para a Revisão B, que estavam perdidos em um CD de backup antigo, e os dos site errados, que foi quando eu tive um problema com os arquivos/HD...

   Há muito tempo que eu queria montar essa interface, mas sempre esbarrava no problema da placa de circuito impresso. O maior problema nem era desenhar a placa e sim o fato que ela teria que ser face-dupla. No final de 2008 cheio de coragem resolvi meter as caras e fazer a minha primeira placa face-dupla caseira pelo processo de transferência de toner.

   Digamos que o resultado ficou  muito alem do esperado.

   A dica para fazer a placa de face-dupla em casa. Faça um dos lados da placa normalmente. O outro lado da placa tampe o cobre com alguma coisa. Algumas pessoas usam plástico adesivo (contact). Eu preferi ser mais precavido e radical, apliquei uma camada de verniz incolor da cologin (verniz de uso geral). Esse verniz é bom que é de secagem rápida e também é facil de remover, basta um bolo de Bombril (palha de aço) embebida em thinner e esfregar até sair todo o verniz.

   Somente lembre-se de aplicar o verniz depois de ter transferido o outro lado da placa, o calor usado no processo de transferência do toner pode estragar o verniz. Corroa esse lado da placa.

   Feita a corrosão, limpe todo o toner do lado que aplicou as trilhas e limpe o verniz, não deixe nenhum resíduo de verniz, senão vai atrapalhar a corrosão.

   Agora o pulo do gato... para alinhar as faces, escolha quatro pads dos componentes, um em cada canto da placa, procure pegar os mais próximos dos cantos. Fure estes pads, somente estes. Use estes furos para alinhar o outro lado da placa, contra a luz. Uma vez que alinhou, prenda o papel com fita adesiva, APENAS em um lado e faça a transferência. Remova o papel e confira se ficou alinhado. Você pode ter algum problema com o alinhamento, pois a placa e o papel irão se dilatar e pode mover pro lado errado, por isso não se preocupe se tiver que refazer uma duas ou três vezes essa transferência. Se ficar desalinhado limpe tudo e tente novamente. Eu precisei de duas tentativas, para acertar na terceira.

   Acertado o alinhamento, envernize a face que já corroeu e mais um pulinho do gato, pingue verniz dentro dos furos feitos!

   Um pequeno desalinhamento é tolerável, a minha placa não ficou 100% alinhada, mas foi possível montar sem problema algum.

   Alguns irão se perguntar: "Mas e os furos metalizados?"

   Se olhar nas imagens abaixo, vai ver que eu procurei usar o máximo de componentes PTH (pin through-hole) possíveis e minimizar ao máximo a quantidade de vias, fazendo a troca entre as faces justamente nos pinos dos componentes. Assim as vias que sobraram, basta colocar um pedaço de fiozinho dentro do furo e solda dos dois lados.

   O projeto original esta nessa página (em japonês, se vira, use o google pra traduzir) http://www.yk.rim.or.jp/~taro_k/fastrs.html

   Lá no final da pagina tem três arquivos .LZH com a documentação.

   Bom vamos as imagens.


Face superior da placa. Note os quatro furinhos que foram usados para o alinhamento.


Face inferior, observe a quantidade reduzida de vias.

   Para montar placa recomendo primeiro soldar todas as vias, depois solde os dois chip SMD. O cristal oscilador, querer um truque. Três dos pads dele terá que ser soldado por baixo do corpo do cristal, mas e ai? Como fazer. Passe um fiozinho fino por dentro do furo e solde dos dois lados, mas em entupir o furo. Esse fiozinho vai fazer a função do furo metalizado que não temos como fazer em casa. Com o fiozinho soldado dos dois lados, insira o cristal com cuidado para não arrebentar o fio dentro furo e solde do lado de baixo.

   Depois solde os circuitos integrados DIP. Os que tiverem pad do lado de cima, obviamente solde os dois lados., não precisa de fiozinho nesse caso. Os pads dos cis que não tem trilhas do lado de cima, recomendo não soldar, assim se um dia precisar trocar um CI não terá que remover solda de pad que não liga a nada a nada. Alias pra trocar um CI nesse tipo de placa, é melhor cortar todos os terminais com um estilete rente ao epóxi e tirar os pinos uma um com uma pinça :)


Placa com todos os componentes montados (ops... menos o MCP101, leia mais abaixo o porque
ele não foi montado). Lado superior.


Face inferior.

 

   Com isso chega a hora de fazer o primeiro teste. Confira se não tem nada em curto. Ligue no MSX (e reze!). Inicialmente nada de diferente deverá aparecer. Pois a interface ainda esta sem o BIOS. Use o programa que esta nos pacotes mencionados acima para subir o BIOS para a SRAM. Resete o MSX, uma mensagem deve aparecer durante o boot, indicando que a RS-232 esta presente. No prompt se executar o programa com o parâmetro -info a tela abaixo será mostrada, com as configurações correntes da interface.


Interface ativa e pronta pra uso.

 

   Faltava por a interface em uma caixinha. Eu fiz a placa de modo que caiba nos cartuchos da Sharp (é o que eu tinha aqui disponível), talvez não encaixe perfeitamente em cartucho de outro fabricante, portanto teste antes de cortar a caixinha. Mas na hora de fazer a etiqueta eu queria colocar um mascote, sim eu gosto dessa brincadeira e  principalmente de mangá/anime. Sai a caça no google imagens por uma imagem que tivesse algo a ver com "harukaze" quando topei com essa figura ai: Dorami Harukaze, de um anime. Eu gostei  :D

   Bom... abaixo tem a documentação sobre a placa que eu gerei. A placa foi feita no P-CAD 2002. Porem para facilitar quem quer fazer isso em cada, esta disponível o arquivo com o layout em formato PDF, pronto para imprimir em um laser, já com o layout normal e invertido. Para o processo de transferência de toner, você vai usar o invertido, tá?

   Também esta disponível o arquivo com a imagem da etiqueta para o cartucho sharp.

    harukaze_rev-b_inverted.pdf - Layout no formato invertido (espelho) usado para o processo de transferência de toner.
    harukaze_rev-b_normal.pdf - Layout no formato normal
    harukaze_label.pdf - Arquivo com a etiqueta para o cartucho da sharp.
    harukaze_schematic.pdf - Esquema elétrico.
    harukaze_bill_of_materials.pdf - Lista de material.

   Depois da placa montada, o CI supervisor de tensão MCP101 não se mostrou uma boa alternativa para fazer o circuito de proteção da SRAM. A melhor solução foi usar um diodo 1N4148 como mostrado na foto abaixo. Portando, não use o MCP101, use somente o diodo como abaixo que estará de bom tamanho.

   Edit em 28/Outubro/2012 - Erhhh... gatos ocorrem! Ninguém me pergunta que porcaria eu fiz na época, mas o CI pra usar ai não é o MCP101, e sim o MCP100! Se quiser testar com o MCP100, a vontade, a pinagem é igual, caso não queira, use o diodo mesmo que funciona beleza.

 


Placa Rev.B


© 2009 by MSXPró

.
Esta página é melhor visualizada em
resolução de 1024x768 @ True Color
Utilizando o navegador Mozilla

Visitante:

.

Valid HTML 4.01 Transitional   Valid CSS!