SETI@Home: units |
Antes de começar quero
avisar que essa transformação funciona apenas em cartões de 80 colunas
que utilizam o processador de Também será preciso ter um gravador de EPROM, para realizar essa modificação. O tutorial abaixo foi feito com base no cartão CT-80 da gradiente, e se aplica ao CT80 Net, acesse o tutorial específico para o Cartão da Epcom. Antes de mais nada, gostaria de agradecer as pessoas que me ajudaram a fazer essa adaptação: Guilherme Groke, que me passou as informações do que era necessária para realizar a transformação. Paulo Maluf, que achou as roms de conversão do spectravideo que continham os códigos para desabilitar o RTC. Rudolf Gutlich, que me vendeu um MSX1, e me indicou qual era o bit a ser modificado no cartão. Leonard S. Oliveira, que me ensinou a modificar o bit do cartão e deixar o mesmo colorido. O primeiro passo é
desmontar o cartão e remover os seguintes componentes e jumpers: CI-4,
CI-6, CI-7, R15, 5J1, 5J2, 5J3, 5J5. Cortada a trilha, ligue um fio do pino 25 do VDP ao pino 8 do conector que vai ao slot do msx. Ligue um fio também do
pino 27 ao pino 22 da eprom.
Instalação da V-RAM:
Este é o esquema de ligação das V-RAMs para dar 128k. Instalação das EPROMS: Será necessária substituir a EPROM do cartão de 80 colunas por uma eprom que contenha a sub rom do MSX2, mas essa subrom tem que ser modificada para não acessar a memória do RTC do MSX2 para funcionar. Será necessário também trocar a rom do msx por uma que contenha a rom de MSX1 e MSX2. Para fazer funcionar nos dois você tem que usar uma eprom de 64k (27c512) e o pino 1 da eprom dever ser levantado como fizemos com as V-RAMs, com chave comutadora ligada a eprom para chavear entre MSX1 e MSX2, conforme a figura abaixo:
No pacote seguem as roms com e sem suporte a mapper, a subrom dispensa o RTC no modo MSX2 e pretendo colocar suporte a 80 colunas no modo MSX1. Cartão já modificado ainda sem a eprom.
Já está quase, agora se você pretende usar a saída de vídeo do prórpio cartão em preto e branco, já está pronto seu kit 2.0, porém acho que você vai querer ele colorido, então basta trocar o cristal do VDP, pelo cristal citado na lista de componentes (21.477270Mhz). E pronto !!! Você tem um kit MSX 2.0 usando seu velho cartão de 80 colunas, e o melhor de tudo, colorido !!!!
ERRATA: Bom, hoje (05/09/06) pela manhã, Paulo Maluf comentou que a conversão que fiz para ele do cartão de 80 colunas para MSX 2.0 apresentava um bug, que se apresenta da seguinte forma: Quando colocamos jogos no msx os mesmos ficam muito rápidos impossibilitando de jogar, verifiquei os circuitos e tudo ok, a única coisa que poderia ser era algum conflito com o VDP interno, e era mesmo. Esse conflito não ocorreu no VG-8020, talvez por causa do engine que deve controlar as INT do a placa separadamente. Vamos ao que interessa.
Primeiro você vai precisar de uma chave
comutadora "DUPLA" de duas posições (Chave 2 da foto acima), remova a
chave simples (chave 1) Agora levante o pino 16 do VDP interno do MSX como tinha sido feito com a rom, solde um dos fios ue vem da chave ao pino levantado e o outro fio no pino 16 do soquete do VDP, e vai ficar como na figura abaixo:
Com essa modificação o cartão funcionará
normalmente com qualquer jogo no modo MSX 2.0, e funcionará sem o cartão
normalmente Paulo, valeu por avisar sobre o bug. Se alguém achar outro bug ou mesmo tiver alguma idéia sobre o assunto, me mande um e-mail que coloco no ar.
© 2006 by MSXPró
|